terça-feira, 11 de setembro de 2007

Um pouco da História de Santarém


Por Socorro Lira
No dia 22 de junho, Santarém completou 346 anos de existência. É durante esse período de comemoração de aniversário que os veículos de comunicação passam informações a respeito da fundação da cidade , já que o momento é propício para sabermos um pouco sobre a história de sua fundação.
Quando ouvimos sobre a história da cidade de Santarém, temos a nítida certeza que pouco conhecemos sobre nossa cidade ,embora tenhamos à nossa disposição obras, pessoas e outras fontes de informações que podem nos esclarecer a respeito da origem desta cidade.
Dispomos,em Santarém, de muitas praças e monumentos que estão distribuídos pela cidade.Observamos praticamente todos os dias mas , às vezes, não temos conhecimentos de sua significação histórica e cultural, que em alguns momentos se misturam a outras culturas.
Tomaremos como exemplo uma obra de arte chamada Vaso Cariátides, que está localizada na praça de São Sebastião do escultor Laurimar Leal. Segundo relato do próprio escultor a obra tem esta denominação devido às alças superiores que o vaso possui que lembram uma construção em forma de colunas existente na Grécia.
Dentre as inúmeras praças de Santarém, temos uma , talvez uma das mais observadas da cidade, já que fica em frente a um ponto de ônibus. É a praça 31 de Março, que poucos conhecem com esta denominação porque esta praça ficou popularmente conhecida como praça dos “Três Patetas”. Vale lembrar, que ela já possui outro nome, Elias Ribeiro Pinto homenagem feita a um ex- prefeito de Santarém .
O Solar do Barão de Santarém, Miguel Antônio Pinto Guimarães, que foi construído por um francês. O registro histórico e cultural foi se perdendo e atualmente funciona uma loja no local, poucos sabem que ali foi residência de Barão.
Santarém também já possuiu um castelo que foi construído pelos Portugueses , depois o espaço cedeu lugar para o “Hotel Mocorongo” que estaria próximo de completar cem anos de existência . Hoje, o local onde existiu o Castelo é a Receita Federal , muito freqüentada diariamente, mas, infelizmente, muitos não sabem que ali está uma parte da história de Santarém.
É evidente que ainda temos muitos outros monumentos ou praças que são “documentos vivos” da rica história da fundação de Santarém e que são de extrema importância para o conhecimento da cultura local. Cabe-nos, portanto, fazer algumas perguntas: porque conhecemos pouco a respeito da história de nossa cidade ? Falta interesse de nossa parte? Ou é porque falta divulgação por parte do poder público, das entidades e das escolas no sentido de promover eventos que coloquem mais em evidência a cultura , o artesanato e a história de Santarém ?
Segundo o diretor do Museu João Fona, Laurimar Leal, falta mais divulgação, mas falta também interesse por parte dos santarenos. Ele afirma que o Museu dispõe de muitas informações sobre a história de Santarém através de suas peças e de relatos escritos, mas o local ainda é pouco visitado. Segundo o diretor, o museu é mais visitado pelos turistas e hoje, só é mais freqüentado pelos santarenos , inclusive pelos estudantes, porque a direção do Museu manda convite para as escolas convidando - os para fazer visitas. Vale lembrar, que o Museu João Fona fica aberto diariamente, inclusive aos sábados e domingos. Ainda sim, não desperta tanta curiosidade nos santarenos.

Nenhum comentário: