terça-feira, 11 de setembro de 2007

O papel dos contos de fadas na educação infantil

Por Fabiane Rabelo.

"ERA UMA VEZ uma criança que adorava ouvir histórias... ela nada mais esperava que viver cada momento, mas a cada passo dado neste seu mundo de sonhos e fantasia, pouco a pouco, sem o perceber,ia encontrando um sentido para a vida..."
Bruno Bettelheim, psicólogo norte-americano que realizou um estudo de base psicanalítica sobre os contos de fadas, procurou revelar em seu livro, “A Psicanálise dos Contos de Fadas”, o conteúdo psicológico dos contos e sua importância para o desenvolvimento das crianças.
Os chamados contos de fadas, como os clássicos “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “Sete Anões”, “Cinderela” e “Bela Adormecida” fascinam várias gerações em diferentes países e culturas. Essas histórias carregam uma força profunda, que não se deve apenas à mera função de distrair ou embalar o sono das crianças. O grande poder dos contos está na magia que apresentam e nas fantasias que despertam.
Bettelheim explica que os contos de fadas ajudam a criança a realizar quatro tarefas básicas: fantasia, recuperação, escape e consolo.
Os contos de Fadas são importantes manifestações das fantasias coletivas para uma criança, na medida em que, se identifica com a história ou com os personagens ela é capaz de criar um símbolo e colocar-se no lugar do outro. Ato fundamental para abandonar o egocentrismo típico das crianças e partir para uma vida adulta e coletiva.
Os contos utilizam como base de suas histórias os maiores conflitos da humanidade. Assim ao ler/ouvir um conto a criança está lendo não só os seus conflitos, mas os de todos os seres humanos que vivem e já viveram nesse planeta. Com as histórias dos outros ela pode se tornar capaz de resolver seus próprios problemas e, ainda, vai sentir-se forte para enfrentá-los.
Mas as razões do sucesso desses contos residem justamente no fato de falarem a linguagem emocional em que se encontra a criança.
Bruno Bettelheim ainda diz que os contos servem como “alivio de todas as pressões e não só oferece formas de resolver os problemas, mas promete uma solução ‘feliz’ para eles” o que é fundamental para dar sentido a vida de uma criança: a possibilidade de crescer e ser feliz. Também possibilita a criança de viver papéis de todas as matizes: ora é herói ora é bandido; ora é um príncipe ora é um monstro... assim vai experimentando e optando por aquele que mais se identifica e vivendo emoções na pele de todos os personagens.
Através dessas histórias a criança vai aprendendo a entender seus próprios conflitos internos e, com isso, começa a aprender e a crescer.

"E quanto àquela criança que adorava ouvir histórias? O mais importante que resta disso tudo é que nunca esqueçamos a lição... crianças, jovens ou adultos, no mundo das fadas todos seguimos encantados e... FELIZES PARA SEMPRE !"



Nenhum comentário: