terça-feira, 11 de setembro de 2007

Polícia Militar educa para a Vida



Projeto social incentiva meninos à educação e ao esporte em Santarém.
Por Paula Galvão


Sob coordenação do Sargento Leôncio Rego, o projeto “Garoto Nota 10” atende meninos com idade entre 6 a 17 anos no quartel do 3º BPM. Com nove anos de existência, o projeto visa conciliar lazer e estudo para as crianças assistidas, em parceria com a família, considerada o fator de auxílio mais importante para a criança.
Segundo o Sargento Leôncio, cerca de 10 crianças que estão hoje no projeto, vieram recomendadas pelo Conselho Tutelar; outras, como forma de premiação pelo bom desempenho escolar, foram indicadas pelo programa PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Anualmente, o projeto prioriza 10 vagas para meninos provindos do Conselho Tutelar e 20 para o PETI.
O Projeto atende somente meninos, pois, segundo o coordenador, estes apresentam mais dificuldades no convívio familiar, mas defende que “a criança nunca tem problema. O problema é a família da criança; que não dá atenção, não acompanha e a criança tem por obrigação aparecer de alguma forma, revelar que ela existe, e daí muitas vezes isso se reflete na escola.”
No “Garoto Nota 10”, como o nome sugere, o aluno deve ter uma boa conduta na escola, com notas boas; mas antes de exigir essa condição, o aluno deve gostar do Projeto, que realiza atividades esportivas, com um enfoque maior no futebol. O Sargento relatou ainda que muitos meninos provindos do Conselho Tutelar chegaram no quartel e mudaram o mau comportamento, e esse resultado positivo deve-se à atenção dada aos garotos: “eles sentem um carinho pela gente porque a gente dá atenção a eles.” - completou Leôncio.
O projeto da Polícia Militar tem surtido um efeito muito eficaz na sociedade e principalmente na família dos meninos. “A recompensa vem quando a gente encontra um pai que agradece pelo desenvolvimento e mudança do filho, e isso incentiva cada vez mais o nosso trabalho”.
Semestralmente, o coordenador realiza palestras para os alunos sobre as conseqüências das drogas, e, para os pais destes, palestras acerca de educação e o bom convívio em família.
Frente a tudo isso, o Sargento Leôncio avalia a existência do Projeto como bastante positiva, porque além de prevenir os garotos de uma vida com violência e outros males, o Projeto abre as portas para um futuro promissor, uma vez que muitos alunos, ao se tornarem atletas, jogam atualmente em clubes como o São Raimundo (Manaus- AM) e Remo (Belém-PA); outros já receberam propostas do Payssandu e até do Corinthians, de São Paulo.
O “Garoto Nota 10” é a prova de que projetos sociais podem dar certo, se a sociedade e a família contribuírem para este feito.

Nenhum comentário: