terça-feira, 11 de setembro de 2007

Conheça um pouco sobre o folclore


Por: Darlen Pimentel e Sâmela Ramos

Folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo, geralmente expressos pela oralidade. É de origem popular e transmitida de geração em geração.
O termo é formado pela junção de dois vocábulos saxônicos antigos: “folk” (que em inglês significa povo) e “lore” (que significa conhecimento), resultando então, para nós, em “conhecimento do povo”. Passou a ser utilizado para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares. É bom lembrar que para as gerações modernas, voltadas para o conhecimento científico, as tradições populares são vistas como “fruto” da ignorância popular. No entanto, para aqueles que se interessam em conhecer cultura, essas manifestações são valiosos instrumentos de estudo, pois revelam um estágio e desenvolvimento da história de um determinado grupo social.
O fato folclórico se apresenta com algumas características tais como tradicionalidade, oralidade, anonimato, funcionalidade (tem uma razão para acontecer), aceitação coletiva e espontaneidade. Fazem parte dos campos do folclore as mais variadas formas de expressão humana, tal como a música, danças e festivais, linguagem, usos e costumes, lendas, mitos, contos, crenças e superstições, arte e artesanato; por essas manifestações é atribuída a identidade de uma região.
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965, através de um decreto Federal. Oportunizando-se, a cada região, a liberdade de manifestar suas riquezas culturais.
Algumas manifestações folclóricas de Santarém são marcadas por tradições que se apresentam em festivais, a exemplo, do Sairé, uma grande manifestação cultural reconhecida até mundialmente, que ocorre todos os anos na Vila de Alter-do-Chão, atraindo muitos visitantes; o Festival do Borarí; as Festas Juninas e o Festival Folclórico, organizado pelo Colégio Dom Amando.
O artesanato santareno, também representa um destaque cultural de nossa cidade, por ele são repassadas muitas figuras lendárias e mitológicas da região, como o “Boto”, o “Muiraquitã”, o “Uirapuru” etc. Um dos meios mais propagados da cultura santarena é a música, tendo como principal referência o Maestro Wilson Fonseca, que cantou e exaltou as belezas naturais e culturais da região, ganhando repercussão nacional.
Conhecer, respeitar e valorizar o folclore é responsabilidade e dever de cada indivíduo, pois todos, querendo ou não, estão inseridos em uma cultura e de alguma forma são identificados por ela.

3 comentários:

Unknown disse...

gostei muito da ,materia estão de parabens

kathelen disse...

Achei um maximo a materia estao de parabens

kathelen disse...

Estao de parabens a materia esta show de.