terça-feira, 11 de setembro de 2007

Oferta de cursos à distância já é uma relidade no campus da UFPA - Santarém


Por Cláudio Fernando Bentes dos Santos*

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que oportuniza, hoje, a milhares de estudantes, em todo o Brasil, o ingresso no Curso Superior, quer seja em nível de graduação, quer de pós-graduação. Essa modalidade de ensino é uma alternativa que possibilita atender pessoas impedidas de freqüentar cursos presenciais devido às limitações econômicas geográficas e sociais.
Os cursos de educação à distância são ofertados pela UFPA sob a coordenação da Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD), a cargo da Professora Mestre Selma Dias Leite.
Atualmente, a SEAD coordena as ações desenvolvidas pelos centros acadêmicos em nível de graduação, pós-graduação, extensão e cursos livres de língua estrangeira e de português. A UFPA tem em andamento os seguintes cursos à distância: Curso de Licenciatura de Matemática, Curso de Bacharelado em Administração, Curso de Licenciatura em Biologia. Em Santarém, funcionam os cursos de Matemática e Administração.
O curso de bacharelado em Administração na modalidade à distância foi implantado em 2006. È um projeto piloto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a SEED/MEC, Banco do Brasil e Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Foram oferecidas 10.000 vagas em todo o Brasil. O curso de Administração possui a seguinte estrutura administrativa: uma coordenação executiva e cinco pólos de apoio presencial em Altamira, Belém, Capanema, Marabá e Santarém, sendo que a coordenação executiva está sediada em Belém sob a responsabilidade do Administrador e Professor Mestre Antonio Erasmo Feitosa Maia. Em Santarém, o pólo está sob a coordenação do Administrador Especialista Cláudio Fernando Bentes dos Santos.
O pólo de Santarém possui três turmas que são formadas por alunos oriundos de órgãos federais, estaduais e municipais, entre eles, o Banco do Brasil, Receita Federal, Incra, Emater, Funasa, Governo do Estado do Pará, Banpará, Caixa Econômica, 8º BEC e Prefeituras Municipais do Oeste do Pará. Cada turma é assistida por um tutor a quem cabe a tarefa de orientar e apoiar os alunos no desenvolvimento das atividades programadas. Para tanto, são realizados encontros presenciais aos sábados, além de chats, fóruns de discussão, palestras e momentos de avaliação do desempenho acadêmico.
Os encontros presenciais são a oportunidade para contato direto do aluno com o tutor, além de permitir a realização de outras atividades acadêmicas sobre o conteúdo das disciplinas e o convívio social entre os cursistas.
O processo de avaliação do curso de Administração se efetiva de forma contínua com atividades semanais, complementadas ao final de cada disciplina com a realização de provas e seminários. Na conclusão de cada módulo, são realizados seminários temáticos com vistas a promover a integração dos conteúdos das disciplinas de cada módulo, referidas em várias temáticas que convergem para os objetivos centrais do curso. A carga horária total do curso é de três mil horas/aula, equivalentes a quatro anos e meio para a sua conclusão.

* Administrador Especialista e Coordenador do núcleo Curso de Administração a Distância em Santarém.

Nenhum comentário: