quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

É possível ser ético em um país marcado pela degradação moral?

Marcos Viniciu dos Santos.¹


Em um país marcado pela degradação moral, onde os bons costumes são deixados de lado e o que vale mesmo é a “esperteza”, ainda é possível ser ético, basta querer. A moral e os bons costumes têm que vir de berço, pois só com uma educação familiar, onde os pais orientem seus filhos para o que é certo, é que construiremos um país de pessoas éticas.

A falta de ética leva a degradação moral e da boa conduta, tão necessárias para se ter uma sociedade justa e igual para todos. Se cada um fizer sua parte à moral estará restabelecida, sejamos honestos uns com os outros e assim venceremos as sociedades corruptas tão presentes nos dias de hoje. Se todos lutarem juntos, os maus costumes não tomarão conta de nosso país e a falta de ética tão presente em nossos órgãos governantes será extinta pela sociedade honesta.

Para se coibir a falta de ética é preciso que se faça um trabalho de base , começando da própria família, para que no futuro tenhamos cidadãos éticos que viverão em uma sociedade justa e politicamente bem organizados.

Por fim, ser ético é ser defensor da boa conduta, da moral e dos bons costumes, que fazem de um país e das sociedades que vivem nele uma nação justa.



¹ Acadêmico do curso Bacharelado em Sistemas de Informação – UFPA- Campus de Santarém.

Nenhum comentário: