quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PRODUÇÕES TEXTUAIS RESULTANTES DAS OFICINAS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO OLHO DE BOTO

OPINIÃO


SOCIEDADE CONSCIENTIZADA

Por Vanêssa P. Pinto

No Brasil, apesar deste possuir uma natureza exuberante com uma rica fauna e flora, ainda não se pode afirmar que nós brasileiros temos consciência desse patrimônio. A região norte, que é a maior área do Brasil, que abrange a floresta amazônica, é uma das mais importantes pelo fato de concentrar a maior biodiversidade de animais, plantas e água.

No Pará também existe parte da nossa floresta, que não é preservada, pois ocorrem desmatamentos, queimadas e grilagem de terras, o que é inaceitável em pleno século XXI, pois todos nós sabemos que a Amazônia é o “pulmão do mundo”, assim, deveríamos pelo menos respeitá-la como tal.

De fato, existem projetos e mais projetos para a conscientização das pessoas, mas parece que nada é levado em conta nesse Brasil. Em Santarém, no Pará, existe, por exemplo, o projeto IBAMA, que visa proteger os animais e a nossa floresta, mas nem sempre está funcionando e tomando conta da “consciência ecológica” desses santarenos.

Enfim, o que realmente preocupa não só no Pará, nem na Amazônia, mas no Brasil, é o fato das pessoas precisarem se conscientizar que o Brasil está em nossas mãos, que o mundo que fazemos hoje é o futuro de amanhã.

Nenhum comentário: