quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OPINIÃO

Personal Trainer: Por que contratá-lo?

*Por Jabert Diniz Júnior

O termo Personal Trainer, que quer dizer treinador pessoal, não é um conceito do momento, já existe há bastante tempo ligado a atores de cinema, atletas e pessoas ricas e famosas. Era um profissional acessível apenas a alguns privilegiados com maior poder financeiro e visto com certo preconceito por grande parcela da população. Nos últimos tempos, no entanto, tomou conta do mercado, passando por barreiras sócio-econômicas e culturais para ser um serviço escolhido e utilizado por muita gente.

O serviço prestado pelo professor particular de Educação Física, o personal training ou treinamento personalizado, na realidade, abriu caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na saúde, embora, erroneamente, em princípio, ter sido tachado como um trabalho direcionado apenas para aqueles obcecados pela estética.

Atualmente, devido à maior evolução nas áreas da medicina, nutrição, fisiologia e outras ciências relacionadas à saúde e à ampla divulgação nos meios de comunicação sobre os benefícios proporcionados por um estilo de vida ativo, as pessoas felizmente passaram a enxergar o exercício bem orientado, não apenas como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como a melhor forma para se obter saúde e longevidade.

Porém, somente saber que um estilo de vida ativo faz bem para a saúde não é suficiente para que o indivíduo calce um tênis, vista uma roupa apropriada e vá para as ruas, praças ou outros espaços se exercitar, especialmente aqueles que têm um estilo de vida totalmente sedentário, encontram-se obesos ou com sobrepeso e desejam emagrecer.

A mudança de estilo de vida, de sedentário para ativo, sem dúvida, já é um passo para a melhoria da qualidade de vida, porém, muitos se frustram por não conseguir alcançar seus objetivos e acabam desistindo, pois não encontram nenhuma motivação para se exercitarem. Isso porque praticar exercícios físicos pode parecer muito simples, mas não é, já que a tarefa não é fácil nem rápida como propagam algumas empresas de fitness. É necessário tempo, dedicação e persistência do indivíduo que está se propondo a modificar seus hábitos, seja em busca da saúde, ou da otimização da sua composição corporal, estética, etc.

Mas estruturar e monitorar um programa de exercícios não é fácil, principalmente em função da variabilidade de características dos praticantes. Para esse propósito, o Personal faz uso de uma avaliação física completa para prescrever as atividades que serão direcionadas para a melhora dos componentes da aptidão física, indispensáveis em qualquer programa regular de condicionamento físico voltado para a promoção da saúde, que são: a força e a resistência muscular, a flexibilidade e a aptidão cardiorrespiratória (MONTEIRO, 2004).

Ensinar, portanto, os mecanismos de perda ou de ganho de peso; encontrar a zona alvo de treinamento, atribuindo uma intensidade apropriada com que o indivíduo deve se exercitar com segurança para obter o melhor resultado possível; proporcionar mudanças de hábitos na vida dos indivíduos; são algumas das atribuições do Personal Trainer.

As vantagens de ter um Personal Trainer são várias, dentre as quais: o atendimento e acompanhamento individualizado; maior atenção na supervisão e correção dos exercícios e da postura; possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios; comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas; escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do cliente; elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica; maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

O compromisso, no entanto, deve ser recíproco, pois a presença do aluno no treinamento afeta o trabalho do Personal e vice-versa. Se não houver regularidade não haverá bons resultados, acarretando muitas vezes na desistência do aluno. Mas lembre-se: contratar um Personal Trainer é tão importante quanto escolher um médico, um dentista ou qualquer outro profissional que vai lidar com sua saúde e uma escolha mal feita pode acarretar danos à integridade física, além de prejuízo financeiro. Portanto, antes de fazê-lo, certifique-se de que ele tem formação universitária em Educação Física, cursos de especialização, verificando também as suas referências e o que mais for necessário na escolha de um profissional qualificado.

Referências bibliográficas:

DOMINGUES FILHO, Luiz A. Manual do Personal Trainer Brasileiro - Ícone, São Paulo, 1998;

MONTEIRO, WALACE. Personal Training: Manual para Avaliação e Prescrição de Condicionamento Físico. 4ª Edição. Rio de Janeiro, Sprint, 2004.

* Licenciado Pleno em Educação Física - UEPA

Nenhum comentário: