quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Faculdade de Letras lança Revista Olho de Boto

Mais do que teorizar, incentivar e orientar os alunos a produzirem, a Faculdade de Letras traz para a prática a preocupação com o futuro profissional dos alunos.

Por Carla C. Leão Pimentel

Nos dias 30 de setembro, 1º e 02 de outubro de 2009, aconteceu o I SEMINÁRIO DE EXTENSÃO – Contribuições Funcionalistas para o Ensino de Língua Portuguesa, do grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará, (GELOPA). O evento foi marcado pelo lançamento da Primeira Edição da Revista Olho de Boto, revista periódica de artigos científicos da Faculdade de Letras, da UFPA/ Campus de Santarém. A revista tem a preocupação de incentivar a produção acadêmica, e servir como veículo de circulação do conhecimento científico produzido nos cursos de Letras das universidades brasileiras, promovendo uma interação entre pesquisadores das áreas de Linguística, ensino de Língua Portuguesa, Literatura, Arte e Cultura.

O evento contou com a participação da Orquestra Wilson Fonseca, que fez uma belíssima apresentação no auditório da Universidade, da Profª Dra. Ediene Pena Ferreira, coordenadora do GELOPA e organizadora da Revista Olho de Boto e da comunidade acadêmica que prestigiou o evento.

Alguns dos autores dos artigos que compuseram a revista nessa primeira edição também compareceram, a saber: Rafahel Jean Parintins Lima, Francisco César Sousa Rêgo, Prof. Msc. Zair Henrique Santos, Profª. Msc. Ana Maria Vieira Silva, Profª. Msc. Terezinha de Jesus Dias Pacheco.

A publicação serve de estímulo para que a produção acadêmica cresça e seja aperfeiçoada a cada dia. Sabe-se que, ao longo dos anos, discentes e docentes reivindicavam um espaço para expor suas produções e isso agora se tornou possível graças ao empreendimento da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, que além de teorizar, incentivar e orientar os alunos a produzirem, traz para a prática essa preocupação com o futuro profissional dos alunos, possibilitando a publicação de suas produções em diversos eventos e agora com uma novidade bem mais instigante, a Revista de Letras Olho de Boto, periódico que não é exclusividade de professores e alunos do curso de Letras, mas se destina a toda a comunidade acadêmica, desde que seja enfatizado em seus artigos o uso da linguagem em seus múltiplos aspectos, conforme assegura a organizadora da revista, Profª. Dra. Ediene Ferreira: “A Revista pretende divulgar investigações linguísticas, literárias, culturais e artísticas. Então, se um profissional de outro curso reflete sobre a linguagem, sob qualquer perspectiva, pode e deve submeter seu trabalho ao comitê editorial da revista. Preferimos que os artigos sejam escritos por doutores, mestres ou especialistas. Em caso de aluno, só se houver co-autoria com um professor”.

A primeira edição da revista dispõe de dez artigos, são eles:

1) Língua Portuguesa e ensino: percurso de uma disciplina - Raimundo Nonato de Pádua Câncio. 2) Ampliação Funcional de Chegar - Ediene Pena-Ferreira. 3) Rádio: instrumento de ensino/aprendizagem no interior do Pará - Emília Pimenta Oliveira, Adrielen Sá Batista, Francisco César Sousa Rego. 4) Sobre gramática e cognição - Ediene Pena-Ferreira 5) Atividades com o gênero música infantil do guia pedagógico Volume Oito: Projeto Rádio pela Educação - Rafahel Jean Parintins Lima, Emília Pimenta Oliveira. 6) Romances e novelas do século XIX: censura e prescrição da leitura feminina - Ana Maria Vieira Silva. 7) Bruno de Menezes e a conversão da cultura Afrobrasileira em poética literária - Terezinha de Jesus Dias Pacheco. 8) Edmundo Menezes e seus encantos de boto - Zair Henrique Santos. 9) Topoanálise na poética de Max Martins: o imaginário dos espaços internos X externo a partir da casa - Ana Maria Vieira Silva 10) Bruno de Menezes: um complemento folclorista da Amazônia - Terezinha de Jesus Dias Pacheco.

Para um aluno que ainda não cursa uma graduação, ou mesmo para os que cursam, mas não são pesquisadores, talvez seja difícil entender a importância que a publicação de um trabalho tem, mas quando já conhecem seu valor, no que diz respeito ao enriquecimento curricular e intelectual, publicar se torna um dos maiores objetivos da comunidade acadêmica. A Profª. Ediene também informa os principais requisitos exigidos para a aceitação dos artigos: “Quem deseja publicar na revista Olho de Boto deve ficar atento ao prazo de envio dos artigos e às normas para publicação que estão disponíveis no endereço www.gelopa.com. Temos regras específicas, o limite é de 20 (vinte) páginas, as demais regras estão no site. Para que não haja ‘favoritismo’ nas escolhas dos artigos a serem publicados, há uma comissão editorial constituída por professores doutores de diferentes instituições brasileiras e até do exterior, é o caso da Profª. Anabela Gonçalves, da Universidade de Lisboa. A comissão preenche um formulário avaliativo constituído para esse fim”.

É sabido que mais do que apoio e incentivo à publicação, as universidades públicas precisam de investimento financeiro para cobrir os custos que uma revista traz. No caso da Revista Olho de Boto, o órgão financiador é a FAPESPA - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará.

Espera-se que a partir dessa importante iniciativa da Faculdade de Letras, a academia em geral perceba a importância que tem a publicação e se disponha a produzir e divulgar suas produções, não só na Revista Olho de Boto, mas em outros veículos de comunicação, pois certamente a partir daí, os trabalhos divulgados servirão como base de pesquisa e de inspiração para outros trabalhos.

Nenhum comentário: