quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OPINIÃO

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Por Rosa Sinara Feitosa Figueira*

A leitura, apesar de ser realizada individualmente, exige um processo de comunicação e de interação entre o leitor e o autor do texto. Neste sentido, pode-se afirmar que o processo de leitura mostra-se bastante complexo, uma vez que depende do processamento de informações e da cognição do leitor, de um texto elaborado por um autor e do contexto de ambos, confirmando que “o texto é um evento comunicativo em que convergem ações lingüísticas, sociais e cognitivas” (BEAUGRANDE apud MARCUSCHI, 2008).

Evidentemente, ler não é apenas decodificar. O processo de leitura envolve sujeitos e sentidos em constante busca de significados. Nesse aspecto, o "conhecimento de mundo" é fator determinante para o completo entendimento do texto, já que os conhecimentos prévios nos permitem entender não apenas o que o texto diz, mas, sobretudo, o que revela sem dizer explicitamente.

Como vemos, a produção de sentido, como bem assevera Marcuschi (2008:242), “[...] é uma perspectiva interpretativa do leitor e não se acha inscrita de forma completa e unívoca no texto [...]”, não dependendo apenas da estrutura textual em si.

Não se pode levar em consideração para a compreensão de um texto apenas o domínio linguístico, mas o domínio pragmático e o extralinguístico, uma vez que “[...] o falar depende não só de um saber prévio de recursos disponíveis, mas de operações de construção de sentidos [...]” (GERALDI, 1991:9).

A compreensão de texto vai além da decodificação das palavras, ela precisa ser muito mais do que isso, nós precisamos entender que ser nativo de uma língua, pelo menos uma língua como a nossa, tão complexa, não é o suficiente para formação de sentido de um texto.

A leitura, além do conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores, exige que o leitor/ouvinte, no ato da leitura, mobilize estratégias de ordem linguística e de ordem cognitivo-discursivas, para que os textos se tornem mais legíveis.

Assim sendo, é preciso ficar claro que o sentido de um texto, se dá a partir da relação que leitor/ouvinte estabelece do texto com o seu contexto sociocognitivo, que ativará automaticamente as suas experiências de vida, os seus conhecimentos prévios, o seu conhecimento linguístico propriamente dito.

REFERÊNCIAS

GERALDI, João W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MARCUSCHI, L. A. produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.



* Aluna do Curso de Especialização

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