quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ÁRIES COM ASCENDENTE EM PEIXES



.
Por Adriane Figueira, Letras 2007
.

Renato Russo fora cantor, compositor, músico, professor de inglês, jornalista e poeta. Nasceu no Rio de Janeiro em 27 de março de 1960 e mais tarde adotara Brasília como terra do coração, que serviria como inspiração e tema de fundo de algumas de suas canções. Em 1978, aos 18 anos Renato forma a banda Aborto Elétrico que se desfaz em 1982. Passa então a se dedicar a um trabalho solo intitulado “O Trovador Solitário”. É só em 1983 que é formada a banda que posteriormente entra para a história como a maior banda do rock Brasil: a Legião Urbana.

Renato Manfredini Júnior, seu nome de batismo, fora uma criança e um adolescente hiper-ativo, solitário, inseguro emocionalmente, com saúde debilitada. Sua fragilidade é claramente notada nas letras que compunha a frente da LU. Na fase adulta alguns destes problemas da infância e da adolescência se afloraram, usava drogas, se tornou alcoólatra e HIV positivo, nunca assumira para imprensa e nem para o público que tinha AIDS, mas ao ouvir o último álbum lançado (enquanto Renato ainda estava vivo) pela LU é possível sentir e acompanhar sua imensa dor e tristeza, em cada uma das 15 faixas do disco “A Tempestade”, era o CD da despedida.

Júnior, como era chamado pela mãe, fazia o tipo “nem aí” às vezes e em algumas (na maioria) ocasiões carregava nas costas todo o sofrimento do mundo, sentia como ninguém as mazelas da sociedade e dos corações dos seus jovens “discípulos”, cantava e escrevia exatamente o que eles queriam ouvir. A voz de toda uma geração, sua alma extremamente sensível e sua genialidade à flor da pele, um verdadeiro guru.

Gostava de ler sobre temas místicos e astrologia, uma pergunta que Renato sempre fazia quando ia conhecer alguém era “Qual seu signo?”, ele um ariano com ascendência em peixes. Leitor assíduo dos grandes nomes da literatura mundial e brasileira, apaixonado por cinema, música, filosofia e artes de uma forma geral, sua formação intelectual era a melhor possível. A importância de Renato é inquestionável, dotado de tanto talento, bestificava seu público. Era um ser intenso, iluminado, lírico, movido a emoções, um “Trovador Solitário”, idealista e em alguns momentos pessimista. Era um misto de emoções, um paradoxo.

Morrera em 11 de outubro de 1996 com complicações de saúde decorrentes do vírus da AIDS, “acabou indo embora cedo demais”, como cantara em uma de suas canções, deixando órfã uma multidão, a Legião Urbana. Sua mensagem ainda hoje é transmitida pelos milhares de fãs espalhados por todo território nacional, sua voz nunca se calará, o filho da revolução e sua poética sempre nos perseguirão. *Força Sempre*

Nenhum comentário: