terça-feira, 25 de agosto de 2009

ACONTECEU-2

AULA INAUGURAL DO CURSO DE GEOGRAFIA

No dia 24 de agosto aconteceu a aula inaugural do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia. A aula teve em sua programação a Palestra "A Geografia e a importância do geógrafo na Amazônia" ministrada pela professora Maria Goretti da Costa Tavares.

Na ocasião, a professora MSc. Mirtes Cortinhas, em seu discurso representando a Coordenação do Curso, chamou a atenção para o pioneirismo do curso e para a responsabilidade do corpo docente da UFPA em formar profissionais detentores de habilidades e competências para atuarem na realidade regional, de modo que possam compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural, construídos com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia.

O Curso, Resolução nº 3751 de 16 de setembro de 2008, que está em fase experimental, com sua primeira turma é o curso bebê do Campus e conta com 40 alunos, dentre eles, graduados, professores leigos e pessoas sem nenhuma experiência acadêmica.
Por ser um curso novo, os calouros de Geografia ainda terão de enfrentar muitas dificuldades, como por exemplo, a necessidade de número de matrícula que os alunos ainda não dispõem e a carência,
no Campus, de subsídio teórico para consulta.

Estiveram presentes na aula inaugural: o representante do Campus, professor Juarez Galvão, o Professor Enilson Sousa e a Professora Mirtes Cortinhas, representantes da Faculdade de Geografia, o Pedagogo Adailson Viana, os professores João Feitosa e Ronaldo Mendes, as professoras Maria de Fátima Matos e Terezinha de Jesus Dias Pacheco, o técnico Jonnes Pedroso e a Mestre de Cerimônia Anna Paula Pimentel.



A nós só cabe desejar que essa experiência possa enriquecer não só a vida dos alunos novatos, mas que a formação destes possa realmente contribuir com a nossa região.

Nenhum comentário: