terça-feira, 30 de setembro de 2008

Notícias

Por Marcela Lima

O novo presidente da Academia Brasileira de Letras em 2008 é o escritor Cícero Sandroni, de O diabo só chega ao meio-dia (1985). O escritor substitui o advogado e ensaísta Marcos Vinicius Rodrigues Vilaça. Para comemorar o centenário de morte de Machado de Assis, o novo dirigente disse que vai realizar muitas atividades em homenagem ao fundador da ABL.
A entrevista explosiva da revista Caros Amigos de fevereiro de 2008, número 131 é com o professor e lingüista Marcos Bagno, autor de Preconceito Lingüístico, A língua de Eulália, entre outros livros. “Certamente por ignorância, a gente ‘descobriu’ só agora um representante do grupo de lingüistas que está virando de cabeça pra baixo o português que todos aprendemos na escola”. Esse é só um trecho da reportagem realizada com o lingüista. Bagno desvenda os mitos sobre a linguagem da internet, fala dos comandos paragramaticais, das transformações naturais que ocorrem nas línguas e muitos outros temas que interessam não só aos acadêmicos de Letras, mas a todos os brasileiros.


Palestra: “Moral, Ética e Cidadania”

O Projeto: UFPA Efetivando a Cidadania promoveu no dia 30/09/08 uma palestra com o tema: “Moral, Ética e Cidadania”.

A palestra, cujo tema: “Moral, Ética e Cidadania” foi dada pela bolsista do projeto UFPA Efetivando a Cidadania, Íris Fernandes de Lima. O evento ocorreu nas dependências da UFPA – Campus de Santarém (Auditório Wilson Fonseca), no dia 30/09/08 das 8:00 às 12:00 horas. A palestra teve apoio da comunidade acadêmica, que apesar de estar em minoria, participou efetivamente das discussões sobre o exercício da cidadania.

Nenhum comentário: