quinta-feira, 5 de julho de 2007

Leitura: uma preocupação nacional


Por Socorro Lira


Muitos autores têm se preocupado com o problema que boa parte dos alunos apresenta com relação à leitura, por isso, estes formulam teorias e estratégias metodológicas, no sentido de contribuir para que o hábito de ler seja uma prática atrativa, prazerosa e que deixe de ser vista apenas como uma obrigação ou como atividade avaliativa.
Embora já se tenha desenvolvido muitas propostas de leitura, com o intuito de contribuir como instrumento para a melhora desta prática, algumas experiências em sala de aula comprovam que, infelizmente, a leitura ainda não é vista por muitos alunos como uma atividade que ultrapassa a sala de aula e que faz parte de uma iniciativa assistemática, isto é, não compreende somente o espaço escolar.
Segundo a autora Irandé Antunes, os alunos apresentam enormes dificuldades de leitura, o que acaba deixando-os frustrados nas atividades pertencentes a outras disciplinas Na maioria das vezes, estes deixam a escola com a certeza de que são incapazes de participar ativa e criticamente daquilo que acontece à sua volta.
Pesquisas realizadas constataram que um número bastante significativo de alunos brasileiros não compreende o que lê, não conseguem relacionar as várias informações que recebem, têm dificuldades em interpretar, em apoiar-se no conhecimento prévio proporcionado pela leitura, e, conseqüentemente, fazer deduções. Diante de todos esses obstáculos, o aluno terá como resultado negativo uma grande dificuldade em se posicionar criticamente frente ao que lê.
A maior preocupação no que se refere à leitura dos alunos está diretamente relacionada com o fato de que a qualidade de vida do cidadão, na sociedade atual, depende do domínio e da competência de leitura.

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