quinta-feira, 5 de julho de 2007

A importância do Desenvolvimento Sustentável


Por Paula Galvão

Desde que se deu conta de sua existência, o homem sempre tentou modificar seu ambiente na busca incessante de melhorar sua qualidade de vida. Para isso, utilizou meios que, a princípio, não prejudicariam seu ambiente natural. Mal imaginara o homem do passado, que suas “práticas modificadoras” tornar-se-iam heranças para o homem do futuro, heranças estas não muito positivas, quando nos referimos ao meio ambiente.
Com o desenvolvimento tecnológico da atualidade, o homem tornou-se o centro do mundo, principalmente quando passou a ganhar dinheiro com isto. Hoje, empresas, de diversas localidades, enriquecem as custas da degradação ambiental, como as graneleiras.
Foi pensando na preservação ambiental, em meio a tantos desastres ecológicos, que surgiram órgãos em prol do meio ambiente. Na busca pela salvação do planeta, cientistas se uniram e alertaram a todos sobre os perigos que a humanidade poderia correr, caso a situação permanecesse aquela, com derrubadas, queimadas, poluição, dentre outros malefícios.
A importância da formação de grupos em prol do meio ambiente, muito contribuiu para a humanidade. Foi através deles que hoje temos uma Legislação Ambiental e outros documentos importantíssimos, como o Rio 92, que demonstrou para as pessoas a necessidade de preservar o nosso ambiente, conservando assim a vida de modo geral.
Frente a esta situação, surgiram políticas em prol do meio ambiente, visando a preservação deste e, sobretudo o bem estar humano. O desenvolvimento sustentável é uma dentre as medidas que aderem a esta idéia. Definido por Robert Allen como o “desenvolvimento sustentável requerido para obter a satisfação duradoura das necessidades humanas e o crescimento da qualidade de vida”, essa medida tem dado certo porque apresenta positividade tanto para as empresas, quanto para o meio ambiente, uma vez que garantem um crescimento econômico para as mesmas, sem prejudicar a natureza, e assim, garantindo, assim, um ecossistema favorável futuramente.
Muitos pontos positivos foram alcançados com a prática do desenvolvimento sustentável. Hoje, poluir é crime, e além de pagarem uma multa altíssima, as empresas criminosas ainda ficam com sua imagem denegrida perante a sociedade.
Os empresários aprovaram a idéia, mesmo porque têm muito a ganhar com isso, já que o desenvolvimento sustentável prevê um crescimento econômico, mesmo fazendo uso de recursos naturais; a diferença é que, nisto tudo, há um equilíbrio ecológico, preservando deste modo, o meio ambiente.
O poder econômico explodiu também com os novos conceitos de preservação, tais como a racionalização de energia e a reciclagem, uma vez que o consumo aumenta à medida que se pode reaproveitar o que parecia ser lixo, gerando renda direta ou indiretamente para muitas pessoas.
As empresas, para atingir a sua sustentabilidade econômica e ambiental, precisam estar firmes no combate à poluição, desenvolver produtos rastreáveis que não causarão danos ambientais em seu ciclo de vida, como os enlatados não reutilizáveis, e investirem em uma tecnologia limpa, já prevendo a sustentabilidade do amanhã. Por isso, é necessário um planejamento sério e elaboração de estratégias benéficas. Agindo assim, estas empresas crescerão e aumentarão sua credibilidade diante do mercado.T
Os princípios do desenvolvimento sustentável procuram, sobretudo, gerar nos empresários um ato de conscientização. Infelizmente, para atingir esta consciência, as empresas ainda precisam de uma certa ameaça em suas questões econômicas. Aliás, quem prejudicar a natureza, pagará muito caro por isso. Mas acredita-se piamente que, no futuro, todos irão se unir no combate à destruição do planeta, sem precisar sofrer ameaças, afinal, nossos filhos e netos precisarão de um bom lugar para viver, e saudável, com certeza...

Nenhum comentário: