quinta-feira, 21 de junho de 2007

Universidade Federal do Pará completará 50 anos

A Universidade Federal do Pará possui uma trajetória de conquistas e realizações. É um dos maiores centros de ensino superior, em número de alunos. A UFPA este ano completará 50 anos de existência. Tudo teve início com a Lei n°. 3.191 de 2 de julho de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubstichek, após cinco anos de tramitação legislativa, Com o passar de 18 meses, a Instituição foi instalada, solenemente, pelo próprio presidente através de um ato simbólico em sessão realizada no Teatro da Paz. Em 12 de outubro de 1957 foi aprovado o decreto n. 42.427 do novo estatuto da Universidade, que definia a política educacional da instituição, sendo o primeiro reitor Mário Braga Henriques, em exercício desde 28 de novembro do mesmo ano.
Em 1962 realizou-se a primeira reforma estatuária da Instituição, a qual foi publicada no Diário Oficial da União. Após a reforma estátuária, a Universidade foi reestruturada pela Lei n°. 4.283, de 18 de novembro de 1983. Foi durante este período, que ocorreu a implantação de novos cursos. Em 2 de setembro de 1970, o Conselho Federal de Educação aprovou o regimento Geral da Universidade Federal do Pará, através da portaria n°. 1.307/70. Uma revisão regimental foi procedida em 1976/1977, que visava as disposições legais supervenientes gerando o novo regimento aprovado pelo Conselho Federal de Educação.
Hoje, a UFPA, é uma grande e importante instituição federal de ensino superior, tendo como reitor o Professor Doutor Alex Bolonha Fiúza de Mello, reeleito para o quadriênio jul. 2005 a junh. 2009. Atualmente, ela atende vários municípios através dos núcleos de ensino proporcionando às comunidades cursos de graduação de qualidade. Esta foi uma estratégia adotada para atender a demanda de pessoas que, em virtude da distância e de trânsito, estavam excluídas do ambiente universitário. Uma de suas propostas é proporcionar a geração, a difusão e aplicação do conhecimento nos mais diversos campos do saber, contribuindo para a formação de profissionais, mediante formação humanística, crítica, reflexiva e investigativa.
Em Belém, diversas programações marcarão o quinquentenário da UFPA, que, ao mesmo tempo, estará se fazendo o resgate da história da Instituição. Dentre as atividades comemorativas estão previstas: o lançamento de obras, exposições fotográficas, no entanto, é no Teatro da Paz que se realizará um dos principais atos de comemoração no dia 2 de julho deste ano.
A busca de proporcionar um ensino cada vez melhor, estimulando a implantação de projetos de pesquisa e extensão, inserindo no mercado de trabalho, profissionais competentes em suas respectivas áreas, é que faz da UFPA uma das maiores universidades em termos de formação acadêmica e pesquisas, do Norte do Brasil.

Fontes:
www.ufpa.br e Jornal Beira do Rio


Nenhum comentário: