quinta-feira, 30 de julho de 2009

Alunos da turma Letras 2005/1 defendem TCC

Por Gilmara Ribeiro

No dia 15 de Junho de 2009 , a turma de Letras 2005-1 chegou à fase final da graduação: a defesa doTrabalho de Conclusão de Curso. A aluna Cyntia de Sousa Godinho foi a primeira da turma a defender o TCC.

Cyntia, profª. Ediene e Profª. Maria Luiza

A defesa do trabalho da referida aluna teve como título "Identificação e análise de ocorrências de anglicismos em nomes de lojas no centro comercial do município de Santarém-Pará".

Os demais formandos da turma Letras 2005-1 apresentaram o TCC, nas datas, a saber:

No dia 17 de Junho a aluna Naiara da Silva Miranda defendeu o trabalho "O Sincretismo Religioso na Trilogia Tenda do Milagres, O Sumiço da Santa:uma história de Feitiçaria e Compadre Ogum, de Jorge Amado.

No dia 24 de Junho foi a vez da formanda Simone Lorena da Silva Pereira com o trabalho "O método Dramático ou ludopedagógico como ferramenta para o ensino-aprendizagem de Linguagens para jovens surdos: o despertar do silêncio"

No dia 07 de Julho, a aluna Adriany de Moraes Leonardo apresentou o trabalho "Análise do Discurso de Jesus Cristo através do Sermão da Montanha"

Já no dia 08 de Julho, Ana Keila Oliveira de Sousa defendeu o TCC "A Intertextualidade no Romances Machadiano".



Ana Keila
No dia 09 de Julho, foi a vez da apresentação do trabalho "Gêneros Jornalísticos no Ensino Fundamental: O Jornal como recurso didático para a Leitura e a Produção Textual em sala de aula" da aluna Suelen Regina Aguiar Rocha.


Suelen Regina
No dia 10 de Julho, a turma fez a festa com a apresentação dos trabalhos "O Ensino-aprendizagem da Artes a partir do Teatro em uma perspectiva Interdisciplinar" da acadêmica Livea Amazonas de Jesus, "Letramento Digital: as contribuições dos gêneros digitais no Processo de Ensino/Aprendizagem da Língua Materna" da formanda Adriane Gomes Barroso, "E-mail, Chat e Blog: Possibilidades para o ensino de Lingua Portuguesa Escrita para alunos surdos" da acadêmica Fabiane Mota Rabelo, "Vozes Culturais dos alunos de Escolas Periféricas recontadas através da Arte Teatral, a partir do projeto Onphalos e os Sons, Cores, Formas e Contos da Periferia" da autoria de Miriam Lane de Oliveira Santos e "A Retórica a seviço da Persuasão" do formando Lendro Jairo Silva Salgado.




Profª Naira, Lívea e Profª Terezinha /Profª Naira, Adriane e Profª Terezinha



Fabiane e Profª Naira / Miriam Lane



Profª Terezinha e Leandro



No dia 13 de Julho a turma continuou a defesa com os trabalhos "Mário Faustino: uma morte anunciada" de autoria do aluno José Augusto Sousa Leal e "Para uma Nova Recepção Crítica da obra de Casimiro de Abreu, segundo a Teoria de Jauss" do aluno concluinte Sérgio Augusto Santos de Palma.

Sérgio Augusto /José Augusto



Para concluir a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da turma Letras 2005-1, a aluna Stephany de Oliveira Vale defendeu o trabalho "O Eufemismo na Linguagem Jornalística"
Além dos alunos da supracitada turma, com colação de grau prevista para o dia 02 de outubro, outros alunos de outras turmas, os quais colarão grau com a turma, também defenderam seus trabalhos, tais como:

No dia 03 de Julho, o aluno da turma de Letras 2004, Edilson Silva Melo apresentou o trabalho "As marcas linguísticas e ideológicas do discurso motivacional presentes no vídeo-palestra Motivando para vencer, do professor Luís A. Martins".

No dia13 de Julho, foram apresentados os trabalhos "A sedução da Lenda do Boto" de autoria da aluna da turma 2004/2 Elian Mara Sousa de Carvalho e "Variedade Linguística: As variedades linguísticas aplicadas à Docência de Lingua Materna no Ensino Fundamental" de autoria da aluna da Letras 2004 Ive Celine Serique Castro de Oliveira.

Para finalizar o período de defesa a aluna Darlene Lima Silva apresentou no dia 18 de Julho o trabalho "A Literatura e a intertextualidade nas Letras de Música de Wander de Andrade".
Parabéns aos formandos de mais uma turma de Letras da Universidade Federal do Pará - campus de Santarém, e boa sorte para o ingresso no mercado trabalho.

Um comentário:

Faby disse...

Desejo a todos e a mim tbm, que essa nova fase em nossas vidas seja cheia conquistas....


bjos