quinta-feira, 30 de julho de 2009

III SEMINÁRIO SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS: “GÊNEROS JORNALÍSTICOS REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM”


.

.
Por Carla C. Leão Pimentel.

O Programa de Extensão Olho de Boto tem algumas metas a atingir, como, a saber: despertar o gosto pela leitura informativa e formativa e garantir a leitura, a compreensão e a interpretação de textos jornalísticos, para isso, realiza desde o ano de 2008, oficinas de produção textual com alunos do Ensino Médio de escolas públicas tendo como suporte os gêneros jornalísticos.

Por outro viés, por ser um Programa de Extensão que procura integrar ensino pesquisa e extensão, além dessa atividade extensionista, o Olho de Boto precisa assumir perante a academia uma outra meta que é promover o desenvolvimento de novos métodos de ensino/aprendizagem da língua portuguesa para as escolas públicas de ensino de Santarém.

Dessa forma, o Programa de Extensão Olho de Boto realizou nos dias 18 e 19 de junho na Universidade Federal do Pará, o III SEMINÁRIO SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS: “GÊNEROS JORNALÍSTICOS REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM”. Na abertura do evento, no dia 18, tivemos a participação do Jornalista J. Ninos, o qual palestrou sobre “Gêneros Jornalísticos: Uma visão Futurística” e da Professora e coordenadora do Programa, Ana Maria Vieira Silva, que palestrou sobre “O trabalho com Gêneros Jornalísticos no Ensino Médio”.

No dia 19, pela manhã e tarde foram realizadas oficinas ministradas pelos bolsistas dos projetos envolvidos: “O uso de gêneros jornalísticos como suporte para a produção textual” do Programa de Extensão Olho de Boto, “O uso de gêneros textuais na pesquisa linguística” do Grupo de Pesquisa, GELOPA e “As artes como um método de abordagem dos gêneros jornalísticos” do Programa de Extensão Arte na Escola.

O encerramento do evento ocorreu com sessões de relato de experiência das alunas e ex-bolsistas do Programa, Aulenice Ferreira da Cruz, que falou sobre “O uso de Gêneros Jornalísticos na produção de textos no Ensino Médio: Uma experiência do Programa de Extensão Olho de Boto" e Suelen Regina Rocha, que relatou sobre “O jornal em sala de aula: incentivo à leitura e à produção textual no Ensino Fundamental”. O evento reuniu alunos da UFPA e outras Unidades de Ensino Superior, além da comunidade em geral.

.


.




.

Nenhum comentário: