quarta-feira, 2 de julho de 2008

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: trauma ou alívio ?


Por Gilmara dos Reis Ribeiro1

Chegar na reta final do Curso de Graduação poderia ser sempre um grande alívio aos acadêmicos, mas o trauma que a maioria dos alunos tem do Trabalho de Conclusão de Curso impede que isso ocorra.

Tendo em vista a obrigatoriedade2 do TCC para a academia, na tentativa de apontar aos acadêmicos concluintes alguns caminhos para que a elaboração desse trabalho científico não se torne um trauma acadêmico, os especialistas no assunto, Paulo Rogério Scarano3 e Maria Christina Zentgraf4 , no artigo Monografia sem segredo5, enumeram as etapas da produção do TCC.

Primeiramente, segundo eles, é necessário que o acadêmico escolha um tema da área com a qual mais tenha afinidade, o professor especialista no assunto que possa orientá-lo, conforme rege o regulamento da Graduação6 , para então apresentar-lhe uma lista de possíveis temas, e não que ele apresente ao acadêmico temas possíveis.

É preciso que o acadêmico participe de eventos relacionados ao tema para que possa enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto a partir da análise e da observação de pontos abordados, a fim de deixar de lado os”achismos” e adotar a postura de pesquisador científico.

Para se definir o direcionamento do trabalho científico sem risco de repetição, além de ler outros TCCs, o acadêmico precisa ter como base para sua pesquisa uma boa bibliografia acerca do assunto, organizada com a ajuda do orientador.

Para Zentgraf e Scarano, a leitura para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso precisa abarcar além de livros, revistas, jornais, textos de teor científico extraídos da Internet, com o cuidado de selecionar textos de profissionais. É preciso também, estar sempre atualizado com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para início do trabalho, é necessário que à medida que se segue com a leitura das fontes de pesquisa, registre-se em fichas ou arquivos de computador os dados essenciais, observando as discrepâncias de opiniões entre autores, o que pode enriquecer o trabalho, para então se definir um foco preciso.

Após o estudo das referências, é hora de elaborar o Projeto que contemple a situação-problema, objetivos pretendidos, questões norteadoras, procedimentos metodológicos adotados e resultados propostos.

Munido do Projeto, cabe então ao acadêmico organizar o tempo para cada etapa, visando entregar o TCC no prazo previsto pela Universidade.

Para fins de enriquecimento do trabalho e da apresentação sugerem ainda, respectivamente, o uso de fotos, tabelas e gráficos, transparências, slides e vídeos. Além disso, recomendam ao acadêmico assistir outras apresentações de TCC para que se observe atitudes da banca examinadora e do examinado.

Cumpre lembrar que a redação do TCC não depende de um amontoado de informações adquiridas em um mês ou dois meses de leitura acerca do tema visado, todavia, segundo Scarano e Zentgraf, a produção textual7 freqüente do acadêmico é um dos segredos para uma boa redação.

A elaboração do TCC antecipadamente, tem muito a render para a academia, pois além de se chegar a um trabalho consistente, com satisfação, evita-se os transtornos para a secretaria do Curso, para a Instituição de Ensino, além de se tornar o marco da vida acadêmica, uma experiência sem traumas ou estresses.
NOTAS
1 Acadêmica do Curso de Letras, do 6º semestre, turma 2005/2
2 Regulamento da Gradução, Resolução n. 3633, de 18 de fevereiro de 2008,artigo 92.
3Paulo Rogério Scarano, professor de Metodologia do Trabalho Científico da Universidade Msckensie – São Paulo
4 Maria Christina Zentgraf, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadusl do Rio de Janeiro.
5 ARAÚJO, Paulo, Monografia sem segredo.Revista Escola, nº 171. Ano XIX, abril 2004.
6 Regulamento da Gradução, Resolução n. 3633, de 18 de fevereiro de 2008,artigo 93.
7 Entende-se por produção textual, a prática da escrita desprendidas das obrigações acadêmicas, produzir pelo mero gosto de escrever
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