sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Olho de Boto realiza seminário sobre os Gêneros do Jornal



Por Aulenice Ferreira

No dia 13 de junho a Coordenação e o Corpo Editorial do Jornal Olho de Boto da UFPA realizaram, no Auditório Wilson Fonseca, o Seminário Gêneros do Jornal: Funcionamento, Veiculação e Pesquisa. Estiveram participando acadêmicos, professores da Universidade Federal do Pará e alunos de outras instituições de ensino superior da área de jornalismo. Na avaliação do Coordenador do Jornal, Heliud Luís Maia, o evento foi muito produtivo.
O Seminário ocorreu pela parte da manhã e tarde. Foram discutidos os mais diversos temas e assuntos acerca do jornal impresso e da mídia. Dentre os palestrantes estiveram presentes João Georgios Ninos, Manuel Dutra, Ormano Souza, jornalistas e o Professor Odenildo Sousa. Acadêmicos e professores fizeram questionamentos acerca dos temas discutidos, foram enfatizados assuntos sobre reportagem, notícias, a função social e o papel do jornalista na sociedade.
Pela manhã, O Professor Doutor em Jornalismo Manuel Dutra discutiu sobre a estrutura composicional do jornal e o trabalho do jornalista na sociedade, em seguida, o palestrante Georgios Ninos destacou alguns problemas da área jornalística de alguns jornais que veiculam notícias pela cidade e os cuidados que se deve ter ao divulgar informações. Pela parte da tarde, o professor Especialista Ormano Souza iniciou o evento palestrando sobre a reportagem, o evento encerrou com a participação do Professor Mestre Odenildo Souza que comentou acerca dos contrapontos e interseções entre a Literatura e Jornalismo.
O Coordenador do Jornal Olho de Boto acredita que eventos desse tipo devem ser realizados com finalidade de se levantar uma discussão acadêmica e é de grande importância que as universidades estejam realizando seminários como forma de oportunizar aos estudantes e professores da UFPA e outras instituições de ensino de superior conhecimentos e informações relevantes para a formação acadêmica.